terça-feira, 10 de junho de 2008

Reação química explica por que fome afeta tomada de decisão

A alimentação e o estresse podem causar variação nos níveis de serotonina do cérebro e afetar no processo de tomada de decisões, segundo um estudo da Universidade de Cambridge.

Embora a serotonina, uma substância química que serve de neurotransmissor entre as células nervosas, sempre tenha estado associada ao comportamento social, até agora não havia ficado claro sua relação com os comportamentos impulsivos.

Este é um dos primeiros estudos que mostram uma relação causal entre ambos. Segundo a pesquisa, algumas pessoas podem chegar a ser agressivas quando não comem, já que o aminoácido necessário ao corpo para criar a serotonina só pode ser obtido através da comida. Assim, os níveis de serotonina naturais de um indivíduo diminuem quando ele não come --um efeito que os pesquisadores estudaram.

Os pesquisadores conseguiram reduzir os níveis de serotonina em voluntários saudáveis por um período curto de tempo manipulando sua dieta e fizeram um teste chamado Ultimatum Game (jogo do ultimato) para ver como reagiam perante uma tomada de decisão com baixos níveis de serotonina.
Nessa prova, um jogador propõe uma forma de dividir uma grande soma de dinheiro a outro. Se o desafiado aceitar, ambos recebem o mesmo valor, mas, se rejeitar, nenhum dos dois recebe nada.

Normalmente, segundo o estudo, entre 20% e 30% das pessoas rejeitam a oferta, mas, após uma redução de serotonina, esse percentual aumenta para 80%.

"Nossos resultados indicam que a serotonina tem um papel fundamental nas decisões", diz Molly Crockett, membro do Behavioural and Clinical Neuroscience Institute, da Universidade de Cambridge.
Fonte: Folha OnLine

Nenhum comentário: