terça-feira, 10 de junho de 2008

O que é uma Missão Pessoal?

Nos últimos anos, com o crescimento do “coaching” pessoal e nas empresas, o conceito de missão pessoal começou a se popularizar com maior intensidade. Para alguns pode parecer um conceito teórico demais, mas na administração do seu tempo pessoal ele pode ser de grande ajuda.
A missão pessoal ajuda você a entender claramente o que é realmente importante na sua vida, ajuda a fazer as escolhas corretas, a definir seus objetivos de vida e principalmente a colocar seu tempo para ser utilizado com mais sabedoria.
Abaixo segue um texto, da psicóloga e coach Marcelli Vechi, que pode ajudar você a refletir sobre esse tema de missão pessoal e começar a pensar em escrever a sua missõa pessoal.

Missão de vida
Esse é um assunto que intriga, pois no fundo acreditamos que estamos no mundo para uma finalidade, mas não sabemos ao certo qual é. A nossa missão geralmente está relacionada aos nossos talentos e habilidades, muitas vezes ignorados por nós, pelo simples fato de não pensarmos sobre isso. A nossa missão de vida é algo que nos propomos a fazer mesmo sem levar nenhum benefício com isso, seja financeiro, seja de reconhecimento, ou qualquer outro tipo de benefício. É algo que fazemos só pelo coração, pela vontade de fazer e de realizar algo mais, somos impelidos por uma força interior.
Encontre seu “fogo sagrado”
Essa força interior ou automotivação é conhecida pelos americanos como “fogo sagrado”. Esse “fogo sagrado” é um sentimento que nos faz seguir adiante independente dos obstáculos que possam ocorrer em nossa jornada, é algo que nos faz passar a madrugada em cima de um projeto, porque acreditamos nele, é algo que nos faz trabalhar de graça, pelo simples prazer de fazê-lo.

Como identificar nossa missão de vida?
· Quando fazemos algo pela simples realização pessoal, sentindo que está contribuindo com algo maior;
· Quando realizamos um trabalho e nossa atenção está mais nos resultados, do que no ganho financeiro;
· Avalie se mesmo tendo parado em sua conta corrente 10 milhões de reais ou alguma outra quantia significativa, você mesmo assim estaria trabalhando no seu projeto;
· Seu coração palpita mais forte quando está realizando seu trabalho, independente da aprovação dos outros ou de quaisquer ganhos pessoais?;
· Você se sente responsável por “fazer a diferença”, em sua atividade?
. Se isso acontece com você, parabéns, pois já encontrou sua missão de vida; se não, continue procurando, pois vale a pena !

Quando é simplesmente um trabalho
· Você acorda todo o dia para trabalhar por necessidade, e não por vontade;
· O trabalho é visto como algo que dará seu sustento, não há nenhuma outra motivação;
· Você só se dedica se houver o retorno financeiro ou o reconhecimento dos outros;
· Você não sente o “fogo sagrado” te impelindo a agir, sua energia é fraca.

Quando é missão de vida
· O assunto não sai de sua cabeça, parece que há uma corneta por dentro te avisando que precisa fazer algo;
· Você acorda com vontade de produzir e de avançar, só por causa de sua satisfação pessoal; · Você se sente impelido a agir pelo “fogo sagrado”, sua motivação é inesgotável, pois quer muito fazer aquilo;
· Você sabe esperar a chegada do momento certo, e não desiste;
· Você sabe que quando aparecem muitos empecilhos é porque não chegou à hora certa de concretizar sua missão, e acredita que a hora chegará.
Fonte: Você com mais tempo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Fabiano, parabéns pelo seu blog!
É fundamental deixarmos nos inflamar por este ardor divino em todas as nossas atividades, pois é no corração que se encontra a câmara secreta de nossa espiritualidade.
Forte abraço.
Eduardo Pauletto