quarta-feira, 11 de junho de 2008

Mantendo o foco

Em fotografia, acertar o foco é primordial. Em algumas ocasiões é preciso ou interessante desfocar o assunto evidente para destacar o que há por trás dele. Esse desfocar é estar aberto a avaliar novas alternativas. Para saber quando agir assim é necessário ter em mente qual resultado deseja-se obter da foto. O mesmo ocorre na vida, onde manter o foco é fundamental.Para manter o foco é primordial que a pessoa saiba o que quer.Hoje em dia percebo que as pessoas estão fazendo o que é necessário, mas não necessariamente o que querem.Há pessoas que não param e pensam o que querem da sua vida pessoal, da profissional, da familiar, da espiritual, enfim, deixam ser levadas pela vida.

Encontre o equilíbrio entre razão e emoção
O principal motivo pela falta de foco se dá quando agimos muito mais pela razão do que pela emoção, e para que sejamos pessoas ajustadas e equilibradas devemos cultivar o equilíbrio desses dois pontos em nossa personalidade. Exemplificando: procuro um trabalho só pela expectativa de renda, não importando se gosto de fazer isso ou não. Vou deixando de lado as minhas vontades e talentos em prol da razão.

Como reencontrar meu foco?
  • Identifique seus talentos – na maioria das vezes escutamos quando crianças coisas do tipo “Olha como ele faz bem isso!” – basta lembrar desse tempo para identificar seus talentos;
  • Escute mais seu coração, respeite o que gosta de fazer – mesmo que essa atividade não seja tão lucrativa no começo, com o seu aperfeiçoamento você será um profissional bem sucedido;
  • Trace metas pessoais, profissionais, familiares e espirituais, pergunte-se o que você realmente quer nesses setores de sua vida e acredite na sua capacidade de consegui-los.

Metas pessoais – o que você quer para você.
Metas profissionais – qual a atividade que fala ao seu coração e quanto quer ganhar por mês nessa atividade.
Metas familiares – o que você quer conseguir para sua família.
Metas espirituais – o que você quer fazer em prol dos outros.
Lembre-se que as metas pessoais, familiares e espirituais são conectadas às suas metas profissionais, pois não há como consegui-las sem que você esteja trabalhando e ganhando por esse trabalho. Então, o primeiro passo é colocar sua energia em suas metas profissionais.

Como saber se estou na atividade certa?
Estar na atividade certa é fazer algo porque gosta e não porque precisa. Como você acorda pela manhã, com a sensação de que vai se divertir ou com a sensação que tem uma obrigação a cumprir? Faça a seguinte pergunta – Se eu tivesse na minha conta bancária 1 milhão de reais, mesmo assim continuaria nessa atividade? Se a resposta for sim, parabéns você está fazendo o que ama e com isso a sua probabilidade de ser bem sucedido é muito maior.Se não estiver na atividade certa é hora de procurá-la.

A perda do foco pode estar relacionada a outros problemas?
Há problemas psíquicos que podem contribuir com a perda de foco.O Transtorno de Déficit de Atenção é normalmente causado pela Síndrome do Pensamento Acelerado (é um exagero de pensamentos ocorrendo ao mesmo tempo causando um congestionamento mental) que é causada pela Ansiedade desmedida. Infelizmente a ansiedade é um problema muito comum nos dias de hoje com tendência a piorar. Esses problemas, se existirem, devem ser tratados.

Problemas gerados pela falta de foco:
  • Diminuição da criatividade, falta de comprometimento com o trabalho em si;
  • Mudança constante de atividade – não permanece no emprego o tempo suficiente para se aperfeiçoar e se sobressair;
  • Insatisfação constante;
  • Diminuição da renda;
  • Ansiedade, sua cabeça está no futuro a maior parte do tempo.

O que fazer com a minha ansiedade?

A ansiedade pode ser gerada por diversos fatores, se no seu caso for pela falta de foco o caminho é primeiramente encontrar o que você quer naqueles setores de sua vida – pessoal, profissional, familiar e espiritual. E a partir daí traçar as suas ações para conseguir. Dessa forma seu pensamento estará no presente, em suas ações, e não no futuro.Quando souber o caminho que irá seguir a ansiedade não terá mais força sobre você.


Por que é tão fácil perder o foco?

É fácil perder o foco em todos os setores da vida, pois não temos o hábito nem a cultura de pensar no que queremos para nós, é muito mais fácil e natural saber o que não queremos. E essa forma de agir e pensar só nos prejudica, dificultando a manutenção do foco.


Dicas

  • Crie o hábito de escrever suas metas e se possível cole-as na parede de seu quarto;
  • Se sua meta for suficientemente importante para você enquanto você não alcançá-la seu foco estará nela;
  • Após ter alcançado essa meta, comece a lutar por outra;
  • Busque o equilíbrio entre razão e emoção, escute sua cabeça, mas não deixe de escutar da mesma forma seu coração;
  • Se seu problema for ansiedade demasiada procure ajuda o quanto antes;
  • Todo o dia ao deitar imagine-se alcançando suas metas e o quanto elas te farão bem.
Fonte: Você com mais tempo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom este texto ... se encaixa direitinho em meu atual momento ... vlw

Abraço !!!