sexta-feira, 4 de julho de 2008

Organização para ganhar mais equilíbrio do seu tempo

O correto aproveitamento do tempo não envolve somente planejamentos, mas a própria vida cotidiana como um todo. É com a organização básica praticada no dia-a-dia que adquirimos a habilidade em administrar o aproveitamento do tempo. Quem não tem organização pessoal acaba perdendo muitas oportunidades, desperdiçando recursos em excesso e direcionando esforços para as atividades erradas. O resultado muitas vezes é um estado de esgotamento, falta de motivação e ineficiência em conduzir nossa existência como um todo.

Quantas vezes na nossa vida profissional nós concluímos a jornada diária e temos a sensação de que não produzimos nada do que tínhamos programado? Se buscarmos os motivos pelos quais não produzimos tanto quanto gostaríamos, certamente concluiremos que o principal motivo foi à desordem, ou seja, a dificuldade em lidar com a interferência de fatores externos ou pequenas surpresas como, por exemplo, as solicitações de última hora por parte do chefe ou visitas inesperadas de clientes. Também a falta de planejamento e a má administração do tempo disponível, terminam nos levando a necessitar de mais tempo do que o necessário para realizar as atividades que tínhamos planejado para aquele dia.

Quantas vezes já precisamos de um telefone importante seja de um amigo, familiares ou até de clientes e não lembramos onde o anotamos? Por vezes vivenciamos momentos de angústia, aflição e estresse porque nosso chefe solicitou uma consulta a um relatório importante e não nos lembramos o nome e nem a pasta do computador onde o tínhamos arquivado ou necessitamos do endereço para correspondência de um cliente, mas não lembramos onde deixamos o cartão de visita dele?

Essas ocorrências simples ilustram o fator de desordem pessoal e o impacto dele em nosso rendimento profissional. Para superá-lo necessitamos desenvolver a capacidade de organização, visando manter o nosso negócio, não nos esquecendo que atualmente, no mundo corporativo, a competitividade entre as empresas e pessoas está cada vez mais exacerbada e sobrevive aquele que responde de forma mais rápida e é mais produtivo, ou seja, mais organizado.

Se não somos organizados podemos reverter esse quadro porque a capacidade de organização é uma habilidade que pode ser desenvolvida. Não existe uma receita pronta, entretanto, é imprescindível ter disciplina e determinação para adquirir tal competência.

O primeiro passo é conscientizar-se do significado da capacidade de organização, ou seja, um conjunto de hábitos e métodos que influenciam diretamente no desempenho profissional e na vida pessoal. Pessoas que têm o dom nato da organização geralmente alcançam seus objetivos, concluindo seus projetos com qualidade e dentro dos prazos estipulados porque a base de dados e informações de que necessita estão sempre disponíveis e acessíveis, já que seus arquivos estão sempre em ordem, suas pastas identificadas e as agendas telefônicas atualizadas.

É importante salientar que uma pessoa organizada não significa o mesmo que ser metódica, que geralmente é caracterizada pela rigidez e inflexibilidade. Para ser organizado é preciso ser flexível, fator efetivo na auto-organização, e é a partir dele que conseguimos lidar com as interferências externas em nossas vidas, nos adaptando e atuando de forma mais coerente possível frente às adversidades.
Fonte: Você com mais tempo.

Nenhum comentário: