sexta-feira, 4 de julho de 2008

Brilho dourado

O diferencial competitivo de um atleta recordista em natação e de um executivo generalista!
Se fosse executivo, o nadador brasileiro Thiago Pereira, de 21 anos, seria um daqueles jovens profissionais disputadíssimos no mercado. Ele já é dono de nove recordes sul-americanos e de duas medalhas no Pan-Americano de Santo Domingo. Além desses bons resultados, o atleta tem um diferencial importante: faz bonito em várias frentes. Forte candidato à medalha na modalidade medley, que engloba os estilos de nados borboleta, costas, peito e crawl, ele se classificou para competir em sete provas nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, que começam em julho. Isso demonstra que ele reúne dois perfis do mundo do trabalho: o generalista e o especialista. "Me dedico ao medley porque ele me ajuda a manter o nível em todos os outros", explica Thiago.

No meio corporativo, não é raro encontrar profissionais com esse estilo "dois em um" parecido ao de Thiago."São pessoas que têm capacidade para exercer várias funções, sabem se comunicar em diferentes níveis da organização e liderar equipes", afirma Arthur Diniz, diretor da Crescimentum Consultoria,de São Paulo. O grande desafio para esse grupo é demonstrar na prática que o perfil generalista significa no fundo ser um especialista que deu um passo a mais na sua especialização. O executivo mineiro Fernando Souza Carmo, de 29 anos, é um desses profissionais aptos a enfrentar desafios além do seu campo de especialização, o marketing. "Desde cedo, fiz questão de transitar pelos setores de planejamento, gerenciamento e administração para adquirir uma visão geral do negócio", afirma Fernando, que é gerente-geral da multinacional Ifree, especializada em conteúdo para internet. Ele coordena desde o ano passado toda a operação da empresa na América Latina.

Como o nadador Thiago Pereira, Fernando exercita toda sua versatilidade na posição que ocupa na empresa para superar suas metas, por que não dizer, seus recordes. No comando de cinco funcionários no Brasil e no México, Fernando responde pelas áreas de finanças, recursos humanos, planejamento, marketing, vendas e novos projetos. Para dar conta de tanto trabalho,o executivo tem a seu favor uma característica comum também a esportistas: a determinação para seguir em frente apesar das adversidades. "Também é preciso ter maturidade para administrar as cobranças pessoais e as da empresa", diz. "Sem isso, não tem como alcançar os melhores resultados."
Fonte: Você S/A

Nenhum comentário: