sábado, 27 de junho de 2009

Por que desenvolver a liderança?

A liderança tem um impacto extremamente poderoso dentro de nossa vida profissional, nas organizações e comunidades onde atuamos e em nossa família. Entretanto, ainda é comum o pensamento de que a liderança não é importante ou necessária e que está vinculada somente a cargos de chefia. Muitos tratam do assunto com total displicência, da mesma forma que alguns dizem “eu odeio política”, e esquecem que a exercem muitas vezes ao dia. Não acredita? Então lembre quantas vezes foi preciso usar habilidades mais “polidas” no relacionamento com outras pessoas, seu gerente, por exemplo, e que você teve que atuar de forma engenhosa, convincente e diplomática para obter um resultado desejado. Da mesma forma, muitas vezes pensamos: “eu não tenho dom para ser líder” ou “eu não preciso ser líder”! Bem, não é bem assim. Se entendermos a liderança como uma série de “atitudes” que geram influência positiva sobre nós mesmo e sobre os outros, então talvez possamos repensar este assunto. É importante saber que ninguém nasce líder, assim como ninguém nasce músico, poeta, pintor, etc. Nascemos com a faculdade de falar, mas não nascemos falando. As pessoas nascem com o potencial de reali­zar coisas, das mais simples às mais complexas, mas é preciso transformar o potencial em habilidade. Alguns relacionam a liderança a algo que herdamos de forma genética. Realmente esta é uma ótima forma de colocarmos a responsabilidade em nossos genes e aí podemos até pensar, “eu não sou um bom líder porque meus pais também não foram”! Felizmente a coisa não funciona assim. A liderança deve ser “forjada” no decorrer da nossa existência, assim como ocorre com o nosso caráter. Aliás, os dois estão diretamente relacionados.


Uma coisa é certa, a liderança é uma escolha. Quando você tem um filho, você pode ser o “pai” simplesmente porque gerou a criança, ou pode também assumir a responsabilidade em educar e influenciar seu filho de forma positiva através de bons exemplos. Lembra da frase: “Não basta ser pai, tem que participar”? Sua escolha! Você pode ter um cargo de “chefe” em sua empresa, mas não foi forçado a isso, não é mesmo? Você aceitou o desafio! Já que aceitou, já parou para pensar sobre que tipo de influência está exercendo sobre seus liderados? Você sabia que em média, 66% dos brasileiros pedem demissão dos seus chefes, não das empresas, e que 35% apontam problemas com o chefe como a crise mais marcante de suas vidas?

Não existe melhor momento do que o dia de hoje para avaliar o nosso caminho como líder de nossas próprias vidas e a diferença que estamos fazendo na vida das outras pessoas!


Lembre-se sempre: Liderança é caráter!

Nenhum comentário: