sábado, 21 de março de 2009

Melhores empresas para os líderes em 2008

A pesquisa internacional realizada pela consultoria Hay Group e a Chief Executive Magazine, identifica as 20 melhores empresas centradas no desenvolvimento de líderes, que irão sobreviver e prosperar na atual crise financeira e que estarão bem posicionadas para o crescimento quando a economia melhorar.

São apresentados os atributos que tornam essas companhias conhecidas pelas grandes lideranças e uma série de boas práticas para ajudar as organizações e seus líderes a navegar diante os desafios trazidos pela desaceleração econômica, bem como principais dicas para se prepararem para a retomada.

Sobrevivendo na desaceleração

Quando questionado o que as empresas mais valorizam em seus líderes, 83 por cento das melhores da classe, em comparação com outras organizações responderam: "execução". As organizações valorizam os líderes que possam alcançar resultados através de outros. Esses líderes criam um clima em que as pessoas sabem exatamente o que se espera delas. Em tempos ideais, os resultados da pesquisa revelaram que as pessoas valorizam os estilos autoritário e democrático de liderança, em comparação com os outros quatro estilos, coercivo, agregador, mobilizador e coaching. Em tempos econômicos difíceis, os trabalhadores desejam mais comunicação e clareza sobre as metas. Eles querem que seus líderes se tornem mais visíveis e liderem do “front”. Tipicamente os estilos de liderança que realizam isso incluem o autoritário, coercivo e mobilizador quando necessário.

Em tempos de economia em crise, as melhores empresas criam clareza, incentivam o desenvolvimento, prestam conta do que estão fazendo e reconhecem líderes de sucesso. 63 por cento das 20 melhores empresas da lista criam um senso de propósito para os empregados, através da comunicação dos valores, contra 43 por cento de todas outras empresas.

Além disso, 62 por cento dos entrevistados indicaram que papéis matriciais são cada vez mais comuns em suas organizações. Fazer a gestão em formato matricial criar um próprio conjunto de desafios, incluindo a necessidade de colaboração, a criação de uma equipe coesa, não tendo autoridade sobre os recursos, gestão de conflitos durante as diferentes agendas, metas e prioridades, e minimizar a confusão sobre os papéis, na tomada de decisão e de responsabilização.

Hay Group afirma que haverá maior ênfase sobre as competências necessárias para trabalhar em um ambiente de matriz. Construção de relações, influência, adaptabilidade, habilidades interpessoais e competências de colaboração serão todas mais importantes no futuro local de trabalho.

Preparar a retoma

O chefe executivo da Hay Group revela que as top 20 melhores empresas para líderes priorizam o desenvolvimento de suas lideranças. 70 por cento das 20 maiores empresas dizem que têm um processo formal para identificar individuais papéis de liderança, contra 37 por cento de todas as empresas. 65 por cento das empresas afirmam que o talento de gestão é orientado por uma clara estratégia empresarial versus 39 por cento de todas as outras empresas. 55 por cento têm programas formais para acelerar o desenvolvimento do líder versus 34 por cento de todas as outras empresas.

"O que temos visto nestes tempos incertos é que as organizações não estão freando o desenvolvimento de lideranças, principalmente porque reconhecem que não têm a profundidade de liderança de que precisam para atender futuras demandas", disse Lash. "Este ano vimos as organizações se tornarem mais concentrados, investindo sua avaliação e desenvolvimento em seus melhores talentos de lideranças, em vez de proporcionar desenvolvimento a todos os níveis", disse ele. "As Melhores Empresas para Líderes estão fazendo investimentos sérios no desenvolvimento de lideranças", disse Lash. "Desenvolvimento de oportunidades incluem projetos especiais, alinhamento e programas de treinamento on-line".

O que podemos aprender com isso?

- Liderança é crítica em tempos difíceis:

* Sustenta através dos tempos de baixa
* Prepara para os tempos de alta

- O desenvolvimento da liderança deve ser planejado! Não acontece por acaso!




Fonte: Hay Group

Nenhum comentário: